Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Noites quentes? Veja os melhores aparelhos de ar condicionado para o quarto

Saiba qual a potência em BTU adequada para o tamanho do seu quarto

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci22/09/2016
  • 22/09/2016

Na hora de comprar um aparelho de ar condicionado, muitos usuários se deparam com o problema da escolha do modelo certo para a sua necessidade. Como saber se o aparelho que você escolheu é realmente o melhor para a sua necessidade? Para não correr o risco de adquirir um produto muito acima das demandas - e, portanto, com qualidades que o usuário não irá usufruir - ou abaixo delas, o Buscapé elenca os pontos que o usuário deve estar atento e ainda recomenda alguns modelos que poderão atender bem essas expectativas. Confira!

Quando o usuário se defronta com a necessidade de comprar um aparelho de ar condicionado muitas são as questões que surgem. A principal, no entanto, reside em descobrir qual a potência em BTU adequada para o quarto em que pretende instalá-lo. Junto a ela, outra dúvida: comprar um aparelho do tipo split, portátil ou de janela? Antes de saber o tipo de aparelho necessário, o usuário deve ter em mente o tamanho do local em que deseja instalar o seu aparelho.

Caso o usuário tenha possibilidade de instalar um split, ele é certamente a opção mais adequada, já que a sua efetividade na refrigeração é muito maior que a dos outros dois tipos de condicionador de ar. Caso o split seja de difícil instalação ou muito fora da zona de preço com que o usuário pretende trabalhar, o condicionador de ar do tipo janela é uma opção interessante, ficando o modelo do tipo portátil reservado apenas para o último caso.

Considerando que os quartos geralmente contam com tamanho médio de 9 m a 20 m, a potência voltada para cada tipo de ambiente é distinta. Caso o usuário conte com um quarto de 9 m, o tipo de modelo recomendado para ele é algum que conte com BTU de 7500. Nessa linha, existem muitos modelos e entre as diferenças encontra-se o tipo de ciclo do aparelho. Caso o usuário queira somente um modelo para refrigeração, os com ciclo de ar frio somente dão conta do recado. Para aqueles que moram no sul e sudeste do Brasil e que passam por dias muito frios no ano, um modelo que conte também com ciclo reverso (ar quente) pode ser recomendado por funcionar também como aquecedor.

Entre os modelos com ciclo de ar frio, somente, o condicionador de ar de tipo janela Electrolux Maximus Mecânico EC07F é uma das opções do mercado. Contudo, se o usuário tiver condições, um aparelho que não está muito distante na linha de preço, mas que oferece um melhor desempenho é o split LG Smile TS-C072YNW5, também com a mesma capacidade, mas com mais velocidade na refrigeração e com funcionalidades mais avançadas. Ainda dentro dos modelos com a capacidade de 7500 BTU, mas com ciclo de ar quente e frio encontra-se o modelo LG Smile TS-H072YNW0, também dotado de diversas funções como Jet Cool, Sleep, Timer, entre outras.

Se o local em que o usuário pretende instalar o seu condicionador de ar tiver cerca de 12 m o recomendado é que procure por um modelo com 9000 BTU. Nessa linha, começam a surgir funções mais avançadas, levando em conta a demanda por potência ser também mais exigente. Um modelo bastante avançado é o Samsung Max Plus AS09UWBUXAZ. Embora ele conte somente com ciclo de ar frio, possui recursos como Smart Saver e Good Sleep. Para quem procura um aparelho que opere também com ciclo de ar quente, uma opção é o Consul Bem Estar CBJ09CB, que traz a mesma potência, apresenta o ciclo reverso e traz tecnologia Inverter, que proporciona economia de energia e apresenta baixo nível de ruído.

Veja os preços

Consul Bem Estar CBJ09CB Split High Wall 9000 BTUs Quente/Frio

  • Funções: Siga Me, Sono Bom, Timer
  • Filtro de Ar: Anti-bactéria

Novos a partir de:

R$ Consulte

Para um local de 16 m, um modelo de 12000 BTU é o recomendado. Exemplos de bons modelos nessa linha não faltam. Um deles é o LG Smile TS-C122TNW5, que conta com um filtro eficiente contra bactérias, baixo nível de ruído - com 40 dBA internamente e 55 dBA externamente - além de cronômetro e função Sleep. Com ciclo de ar quente além do ar frio, um dos destaques é o Electrolux Eco Turbo TI12R/TE12R. Dentre os destaques que a marca oferece é uma garantia de três anos caso a instalação seja feita por um profissional autorizado da marca.

Ainda há os modelos para quartos maiores como aqueles de 20 m. Estes, devem adquirir um aparelho com potência em torno de 18000 BTU. Um aparelho muito bem cotado entre aqueles com somente ciclo de ar frio é o LG Libero E US-Q182CSG3. Para quem quer um modelo do tipo janela, a recomendação fica para o Springer Carrier Silentia ZCB185BB, também com essa capacidade. Entre os modelos com ciclo de ar quente o Samsung AR18JSSPSGM é uma boa opção. O modelo conta com tecnologia Smart Inverter e filtro Virus Doctor, sendo além de tudo uma opção higiênica e econômica.

Veja os preços

Samsung AR18JSSPSGM Split High Wall 18000 BTUs Quente/Frio

  • Funções: Auto Reinicialização, Inverter, Sleep
  • Filtro de Ar: Anti-ácaros, Anti-bactéria, Anti-fungo

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #ar condicionado
  • #condicionador de ar
  • #ar condicionado para quarto