Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Máquina de lavar roupas: conheça todos os sistemas de lavagem

Tombamento, turbilhonamento ou agitação. Saiba como funcionam os sistemas de lavagem e aproveite ainda mais sua máquina de lavar roupas

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé13/04/2017
  • 13/04/2017

As máquinas de lavar tornaram-se indispensáveis hoje em dia. Não apenas para as famílias, mas também para quem mora sozinho e não quer deixar de lado a praticidade que elas oferecem. Para atender a diversas necessidades, existem várias opções no mercado. Entretanto, são muitos critérios que devemos considerar na hora de investirmos em uma máquina de lavar. Ao contrário do que as pessoas pensam, existem sistemas de lavagem bem diferentes uns dos outros e que fazem a diferença na hora da lavagem. Confira:

Agitação

Nas máquinas de agitação, também conhecidas como top load, as roupas são colocadas pela parte de cima. Elas possuem uma peça central, do fundo até quase a altura da tampa superior, que faz meia movimentação circular. A principal vantagem delas é a possibilidade de parar a lavagem a qualquer hora. Como desvantagem, elas agridem mais as peças de roupa do que os outros sistemas.

Turbilhonamento

Nas máquinas por turbilhonamento, as roupas também são colocadas pela parte de cima, como na agitação. A diferença é que ela trabalha com giros alternados, durante 15 segundos para cada lado, e possui um disco no fundo semelhante aos tanques. Elas aproveitam o fluxo da água atravessando os tecidos. São máquinas frágeis e necessitam de um cuidado especial em sua utilização para que não tenham problemas.

Tombamento

Nas máquinas de tombamento, também conhecidas como front load, as roupas são colocadas pela parte da frente. São extremamente resistentes, mas não tão práticas quanto os outros sistemas. Diferentemente da agitação, não há a possibilidade de interromper a lavagem para colocar mais peças de roupa. Porém, elas agridem menos os tecidos, pois eles não são friccionados pelo agitador. Alguns modelos possuem a função de secagem, uma boa opção para quem não tem espaço suficiente para secar as peças dentro ou fora de casa.

Os três sistemas são muito eficazes. A escolha na hora de comprar depende do espaço e da praticidade que você precisa. Existem alguns outros pontos interessantes para se considerar na hora da compra. Confira:

E aí, aproveitou todas as nossas dicas e já escolheu seu sistema de lavagem?

  • #Máquina de lavar roupas
  • #Sistemas de lavagem

Matérias Relacionadas