Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Lava e seca gasta muita energia?

Essa é a dúvida de muitas pessoas. E a resposta é não!

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé26/10/2016
  • 26/10/2016

As máquinas Lava e Seca são o sonho de consumo de muita gente. Entretanto, a maior dúvida é quanto ao impacto que terá na conta de luz ao adquirir um desses eletrodomésticos. Segundo o Inmetro, que faz a medição de consumo e de eficiência energética dos equipamentos, todas as máquinas lava e seca, assim como as lavadoras automáticas receberam o Selo Procel, na faixa de classificação A, no processo de lavagem.

Em números: lava e seca top load (abertura superior) gasta de 0,37 a 0,46 kWh por ciclo com água fria; lava e seca front load (abertura frontal), de 0,16 a 0,43; lavadoras top load, de 0,13 a 0,49; lavadoras front load, de 0,05 a 0,49. A variação de consumo é pelo modelo/fabricante. Com água quente, o gasto energético é bem superior.

Já no processo de secagem, não há informações publicadas pelo Inmetro. Entretanto, a lava e seca gasta tanto quanto uma secadora de roupas. Esta última utiliza maior potência, mas seca as roupas em menos tempo; enquanto a lava e seca demora mais para secar uma carga e utiliza menor potência.

Mueller Special Easy Dry lava e seca Frontal 7 Kg Branco

Uma das lava e seca mais econômicas é a Mueller Special Easy Dry, com abertura frontal e sistema de lavagem por tombamento. Ela consome apenas 0,17 kWh por ciclo com água fria e 1,65 kWh com água quente. Com capacidade para lavar 7 kg e secar 4 kg, esta lava e seca consome 83 litros de água por ciclo normal. A Mueller informa que é gasto somente 1 kWh na secagem.

São 48 programas, três níveis de água e tem função Programar Término, Enxágue Extra, Apenas Centrifugar, Apenas Secar, entre outros. Apesar da abertura frontal, é possível abrir durante o funcionamento para incluir aquela peça de roupa esquecida. Com gabinete em plástico branco reciclável, ideal para casas na praia por não enferrujar, tem outro diferencial: seu cesto é removível. Isso facilita a coleta das roupas sujas pela casa direto no cesto e também ser retirado após a lavagem para ir pendurar as roupas no varal, quando não for secar na própria máquina.

Samsung Lava e seca WD6000 WD10J6410AW Frontal 10,2 Kg Branco

Geralmente quanto maior a capacidade da máquina, maior é seu consumo. Mesmo assim, a Lava e Seca WD10J6410AW, da linha WD6000 da Samsung, consome 0,25 kWh (110V) e 0,23 kWh (220V) com água fria, saltando para 1,58 kWh e 1,49 kWh com água quente, respectivamente.

A máquina front load, que lava 10,2 kg e seca 6 kg, tem, entre seus diferenciais, a tecnologia Eco Bubble, que gera bolhas para dissolver o sabão para penetrar melhor no tecido. O resultado é uma lavagem eficiente mesmo com água fria. Outra função é o Speed Spray, que permite lavagem de 5 kg de roupa em 59 minutos. Há ainda o Air Wash, para desodorizar e eliminar bactérias usando somente ar quente; o botão Bubble Soak para remover manchas difíceis; função Lavagem do Tambor Eco para higienização do cesto; modo Rápido 15 minutos para roupas pouco sujas; e Adiar Fim.

LG Lava e seca Big Door WD1412RTB Frontal 10,2 Kg Branco

Esta lava e seca da LG, modelo Big Door WD1412RTB, tem consumo de apenas 0,26 kWh por ciclo normal com água fria e 1,64 kWh com água quente. Ela lava 10,2 kg de roupa e seca 6 kg, com consumo de 88,7 litros de água (considerando consumo de água da lavagem).

Há 12 programas de lavagem, com o recurso 6 Motion, que combina seis movimentos na lavagem. Outra tecnologia bacana desta lava e seca é o Smart Diagnosis, sistema inteligente que diagnostica um problema.

Lava e seca Electrolux Top Load Wi-Fi 12 kg (LSW12)

Diferente das outras lava e seca, a Electrolux Top Load Wi-Fi 12 kg tem abertura superior, uma vantagem para quem tem dificuldades em abaixar para manusear as front load. Ela consome 0,37 kWh por ciclo de lavagem normal com água fria. Este modelo de lava e seca não opera com água quente.

Sua capacidade é de 12 kg na lavagem e 7 kg na secagem, com sensor inteligente, o qual calcula o nível de água, tempo de lavagem e de secagem, assim como indica que está na hora de limpar o filtro de ar, entre outros. São 10 programas de lavagem e quatro níveis de água. Há ainda funções de Programa Preferido, Adiar Início, quatro opções de centrifugação, quatro tempos de molho, Pausa, Avança Etapas, Reutilizar Água, Eco Enxágue (que economiza até 40% da água do enxague). Na secagem, são cinco as opções, incluindo a Inteligente que calcula automaticamente o tempo e a temperatura. A LSW12 pode ser operada através de um aplicativo instalado no smartphone ou tablet, mas para utilizar esse recurso é necessário adquirir separadamente o kit de conectividade.

A Electrolux tem este mesmo modelo com capacidade para 15 kg, que consome 0,46 kWh por ciclo.

  • #lava e seca
  • #lavadora e secadora
  • #lava e seca gasta muita energia

Mat�rias Relacionadas