Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Forno a gás ou elétrico? Qual o melhor?

Essa é uma dúvida comum no momento de escolher o complemento para o cooktop

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé03/11/2016
  • 03/11/2016

Se você decidiu trocar o fogão tradicional por um cooktop, agora deve estar na dúvida entre comprar um forno elétrico ou a gás. Então, saiba que no forno elétrico o controle de temperatura é mais preciso, principalmente quando é necessário usar baixa temperatura, assim como a distribuição de calor, e eles também podem trazer diversas funções úteis como receitas pré-programadas, timer, desligamento automático e seletor de resistência. O consumo do forno a gás ocorre durante todo o tempo de uso, enquanto que o elétrico, ao atingir a temperatura desejada, para de aquecer, graças ao termostato.

Por outro lado, os consumidores que já estão muito acostumados a usar os fornos a gás dos fogões tradicionais, podem estranhar o preparo num forno elétrico, mas só no início. Entre os fornos disponíveis no mercado, há modelos de embutir e outros de mesa, com diversos tamanhos e capacidades em litros. Vai depender da opção do consumidor.

Forno Elétrico Electrolux FB54B de Mesa

O Electroulux FB54B é um forno elétrico de mesa, então não exige maiores adaptações em cozinhas planejadas, mas apenas um espaço livre na bancada para ser instalado, próximo a uma tomada de energia. Este modelo, na cor branca (está também disponível na cor inox), tem em seu painel três botões giratórios para o controle de temperatura, que varia de 50 a 230 graus; timer de 15 a 90 minutos; e as funções Assar, Grelhar e Gratinar. Ele conta com iluminação interna e é limpa fácil (não é autolimpante), além de uma prateleira, que é removível, com ajuste de altura. Sua capacidade é de 44 litros, a potência é de 1800 W e está disponível em 110 V ou 220 V. A Electrolux não divulga o consumo deste forno elétrico, mas deve ficar em torno de 1,8 kWh.

Veja todos os detalhes do forno elétrico Electrolux FB54B de Mesa aqui.

Veja os preços

Electrolux FB54B de Mesa

  • Iluminação Interna: Sim
  • Grill: Sim
  • Timer: Sim

Novos a partir de:

R$ Consulte

Forno Elétrico Consul Facilite CO060AR de Embutir

Na cor inox com preto, o forno elétrico Consul Facilite CO060AR é um modelo para embutir em cozinhas planejadas. Traz três botões giratórios no painel: temperatura; timer de até 60 minutos; e funções Luz (que aciona a iluminação interna do forno), Convencional, Delicado e Grill. A temperatura vai de 50 a 250 graus, e há a função Manter Aquecido. São duas prateleiras, além de bandeja esmaltada para resíduos, que é removível, com revestimento interno esmaltado e liso, para facilitar a limpeza. A capacidade deste forno elétrico é de 60 litros, potência de 2400 W e consumo de 2,4 kWh. Entretanto, ele somente está disponível em 220 V.

Veja todos os detalhes do Forno Elétrico Consul Facilite CO060AR aqui.

Veja os preços

Consul Facilite CO060AR de Embutir

  • Iluminação Interna: Sim
  • Grill: Sim
  • Timer: Sim

Novos a partir de:

R$ Consulte

Layr Gold 46 Litros Inox

O forno Gold, da Layr, é alimentado por gás e é para ser colocado sobre uma bancada. Ele é muito usado em cozinhas industriais. Com capacidade para 46 litros, o material externo é em aço inoxidável e, internamente, há um revestimento easy-clean, que facilita a limpeza. Ele tem somente um botão giratório, que seleciona e controla a altura da chama, e não tem luz interna. Conta com uma prateleira removível, que pode ser instalada em três posições de acordo com a altura da travessa ou forma. Esse forno elétrico é fabricado para seu usado com botijão de gás (GLP), e a Layr não se responsabiliza por adaptações feitas para utilizá-lo com gás encanado (de rua). A fabricante não informa o consumo de gás deste produto.

Veja as ofertas do forno Layr Gold 46 Litros Inox aqui.

Veja os preços

Brastemp BOA61 77 Litros Inox

O Brastemp BOA61 é um forno a gás de embutir, com uma grande capacidade: são 77 litros. No painel, há um interruptor para acender e apagar a luz interna do forno; e dois botões giratórios, um do Timer (de 10 a 120 minutos) e outro de temperatura (de 160 a 260 graus), além do acionamento do grill. São duas prateleiras, com três posições de altura. Este forno é feito em aço inoxidável e pode ser instalado com botijão ou gás de rua - este exige a conversão feita por técnico da Brastemp. Além disso, exige uma tomada 220V. Seu consumo é de 0,083 kg/h de gás. E para quem deseja ter um forno a gás e outro elétrico, a Brastemp fabrica as duas versões na mesma linha e capacidade, para deixar o ambiente harmonioso.

Veja as ofertas do forno à gás Brastemp BOA61 77 Litros Inox aqui.

Veja os preços

  • #forno elétrico
  • #forno à gás
  • #forno de embutir
  • #forno de bancada