Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Em dúvida entre comprar uma lavadora automática ou uma semiautomática?

Nós te ajudamos a entender as diferenças entre elas e qual é ideal para você

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé08/08/2017
  • 08/08/2017

Há várias diferenças entre uma máquina de lavar roupa automática e semiautomática, além do preço e do consumo de energia. Na lavadora automática, basta colocar a roupa, o sabão e amaciante e selecionar um programa de lavagem que ela faz todo o trabalho sozinha. A roupa sai centrifugada e pronta para secar no varal ou secadora. Existem também modelos automáticos lavam e secam e essas podem ser programadas para entregar as roupas secas e prontas para guardar.

Já na semiautomática, você precisa acompanhar todas as etapas. O controle de entrada de água é manual e é preciso ficar atento para fechar a torneira quando a máquina já tiver a quantidade de água desejada. Geralmente, é preciso abaixar a mangueira de drenagem no momento de dispensar a água e erguê-la novamente quando for encher a máquina para lavar ou enxaguar. Também é indicado verificar se o sabão se dissolveu bem, para não deixar marcas na roupa. Além disso, essas máquinas não centrifugam a roupa.

Colormaq LCM 7 Superior 7 kg

Esta máquina de lavar roupas semiautomática tem preço atrativo e algumas funções interessantes. Com capacidade para 7 kg de roupa, ela apresenta cinco programas de lavagem, além de poder deixar de molho. Para a entrada de água, é preciso abrir e fechar a torneira. Ao final do tempo escolhido no timer, a lavadora desliga, mas você tem que ir escoar a água manualmente, abaixando a mangueira, seja no ralo ou em algum recipiente, caso queira reutilizar a água para outros fins. E enchê-la novalente, após reerguer a mangueira, para fazer o enxague. A Colormaq LCM 7 Superior conta ainda com um filtro cata fiapos e compartimento para sabão em pó. Como toda semiautomática, ela não centrifuga a roupa.

Disponível nas cores branca e preta, a LCM 7 consome 0,09 kW/h de energia por ciclo e utiliza 18 litros por quilo de roupa (ou 126 litros para lavar 7 kg de roupa).

Suggar Lavamatic Superior 10 kg Branco

A Lavamatic, da Suggar, é mais uma semiautomática, mas com um diferencial: possui um botão de acionamento de drenagem, permitindo que a mangueira fique sempre abaixada, por exemplo, num ralo. Neste modelo, não precisa erguer a mangueira para enchê-la de água, justamente porque sem acionar esse botão a água não sai sozinha.

Suas outras funções incluem timer com desligamento automático, filtro cata fiapos, dez programas de lavagem e dois molhos, três níveis de água com uma régua marcadora dentro do cesto, dispenser para sabão e amaciante. Disponível nas cores branca e preta, esta máquina de lavar da Suggar tem capacidade para lavar 10 kg de roupa -é possível até lavar um edredon king size, segundo a fabricante, e consome 0,15 kW/h por ciclo e cerca de 18,3 litros de água por quilo de roupa (o que dá 183 litros para lavar 10 kg de roupa).

Electrolux Turbo Capacidade LT12F Superior 12 Kg Branco

A Electrolux Turbo Capacidade LT12F é uma máquina de lavar automática na cor branca. Com capacidade para 12 kg de roupa, esta lavadora oferece 12 programas de lavagem, quatro níveis de água e algumas teclas interessantes: Turbo Agitação (para peças mais pesadas) e Economia (para o reaproveitamento de água), Duplo Enxague e Avança Etapas. Seu dispenser, no sistema Abre Fácil, tem repartições para alvejante, sabão em pó e amaciante. O processo de centrifugação é bem eficiente.

É um produto indicado também para quem mora na praia, onde os eletrodomésticos enferrujam com mais facilidade. O cesto da LT12F é de polipropileno e tem 10 anos de garantia, enquanto o gabinete de Zyncplus de aço galvanizado tem 3 anos de garantia.

Por ser uma máquina automática, seu consumo de energia é maior do que as semiautomáticas: 0,37 kWh por ciclo. O gasto de água não é muito diferente e esta utiliza 168 litros no ciclo de nível alto de água, programa normal e um enxague.

LG Lava e Seca Titan WD1316AD7 Frontal 16 Kg Aço Escovado

Com design de aço escovado e tampa frontal quadrada, a Lava e Seca Titan, da LG, é uma máquina automática com a maior capacidade: lava 16 kg de roupa e seca 9 kg. Mas seus diferenciais vão além disso. São 14 programas, que utilizam seis movimentos dentro do tambor. Ao selecioná-lo um desses programas, a máquina de lavar automaticamente calcula temperatura, velocidade de centrifugação etc. Ela também calcula o peso da roupa colocada para definir sozinha a quantidade de água necessária. O dispenser tem espaço para alvejante, dois para sabão (que também pode ser líquido) e amaciante.

Uma função interessante é o TurboWash que lava 3 kg de roupa em 15 minutos. Além disso, também lava a vapor, ideal para eliminar fungos e bactérias de travesseiros, cobertores e bichos de pelúcia. Com 10 anos de garantia para o motor, esta máquina da LG vem a tecnologia Smart Diagnosis. Diante de um problema ou dificuldade, o usuário liga para o SAC e a máquina emite um sinal sonoro que é traduzido pelo sistema de atendimento da marca, podendo resolver o problema por telefone mesmo.

O consumo de energia desta lava e seca é de 0,42 kW/h por ciclo com água fria e 2090 kW/h com água quente; enquanto utiliza cerca de 203,9 litros de água por ciclo.

Veja os preços

LG Lava e Seca Titan WD1316AD7 Frontal 16 Kg Aço Escovado

  • Funções: Centrifugação, Luz no Cesto, Secadora
  • Enxágues: Sim
  • Altura: 983 mm

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #lavadoras semiautomáticas
  • #lavadoras automáticas
  • #máquina de lavar
  • #lavadora de roupas

Mat�rias Relacionadas