Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Confira os sofás mais recomendados de acordo com o ambiente da sua casa

Confira algumas dicas para escolher sem erro o melhor estofado para sua casa

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé21/06/2017
  • 21/06/2017

A escolha de um bom sofá para sua casa é primordial tanto para sua saúde quanto para a decoração do ambiente. Mas achar o sofá ideal não é uma tarefa fácil, considerando os inúmeros modelos, cores e tamanhos disponíveis. Porém, na hora da compra, o custo-benefício deve ser o primeiro tópico a ser levado em consideração. E como nada é melhor do que chegar em casa e relaxar em um sofá confortável, listamos algumas dicas para você não errar na hora de adquirir seu estofado:

Tamanho

O primeiro passo é tirar as medidas do ambiente onde o sofá vai ficar e considerar a quantidade de pessoas que vão usá-lo diariamente. Para ficar ainda mais fácil, se possível faça uma marcação de onde o sofá ficará, com fita crepe ou jornais, por exemplo. Depois disso, lembre-se que o ideal é deixar um espaço de 70cm ao redor para circulação.

Arquitetos e decoradores indicam que sofás grandes demais em ambientes pequenos ou encostados na parede sem espaço para circulação saturam o local. O ideal é um sofá pequeno complementado com pufes, trazendo mais leveza. As mesas de centro devem ter uma distância de 50 a 90 cm do sofá, facilitando a circulação. Além disso, o ideal é que as mesas laterais sejam da altura das laterais do sofá, tornando a decoração mais harmoniosa.

Cor

Os tons de bege estão sempre em evidência, por serem cores neutras e que combinam com quase tudo. Porém, atualmente as tendências de cores para sofás são nos tons de azul e cinza. As duas cores podem ser mescladas caso o ambiente seja grande, possibilitando o uso de dois estofados.

Se os sofás com cores fortes e marcantes te atraem, resista à tentação! Nesses casos, opte por um sofá branco, por exemplo, e para dar aquele toque a mais complemente com almofadas e mantas coloridas, que são lindas e bem mais baratas. Além disso, sofás com cores marcantes costumam ser mais caros e as chances de você enjoar são muito maiores.

Material

Tecido, couro, impermeável? Essa dúvida é muito comum para quem ainda não tem uma preferência entre os materiais. Os revestimentos naturais, como o tecido delinho, são extremamente confortáveis, porém não são uma boa ideia para residências com cachorros ou crianças. Diferentemente do couro, que precisa de apenas um pano úmido para estar limpo novamente. Os tecidos impermeáveis são como juntar o útil ao agradável, mas podem custar bem mais caro do que os comuns. E é importante lembrar que, independentemente do material, para que não haja tanto desgaste, eles não devem ficar expostos ao sol por longos períodos.

Ambiente

Se o ambiente da sala de estar é mais formal, prefira os estofados com o assento mais curto, evitando o desconforto dos convidados ao não conseguirem colocar os pés no chão ao se sentarem, por exemplo. Se sua pretensão é recriar um cinema em sua sala de TV, por serem extremamente confortáveis, os sofás com assentos profundos e que reclinam são ótimos. Caso a mesma sala seja de estar e de TV, opte pelos sofás expansíveis e que permitem esticar o assento apenas quando for conveniente.

Funcionalidade

Uma boa dica na hora da compra é identificar a funcionalidade do estofado. Questione-se sobre alguns pontos importantes, como:

- Sofás modulares: são excelentes para quem se muda com frequência ou gosta sempre de estar decorando o ambiente de maneiras diferentes, pois permite que o sofá se divida em duas ou mais partes.

- Vai passar pela porta? Além de saber todas as medidas de dentro de casa, é importante se certificar que conseguirá entrar com o sofá, seja pela janela, portas, escadas ou elevadores de serviço.

- Contrastes: se você prefere tapetes e objetos de decorações escuros, opte por sofás claros, e vice-versa.

- Altura: decoradores afirmam que sofás altos deixam o ambiente muito pesado, por isso opte pelos medianos.

- Sofá em L: são excelentes para salas grandes, pois otimizam o espaço.

  • #Sofá