Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Samsung UN40KU6000G x Panasonic TC-43DS630B

Confira nossa análise sobre os dois modelos e dicas para escolher a melhor opção

  • Por: João Henrique Furtado SilvaJoão Henrique Furtado Silva31/07/2017
  • 31/07/2017

Para quem não tem muito espaço disponível em casa, uma televisão de 40 ou 43 polegadas pode ser uma escolha mais ideal. Seja em salas menores ou até mesmo no quarto, um bom painel pode ser uma escolha fundamental para aproveitar filmes e séries, ou mesmo assistir a programas da TV aberta.

Pensando nisso, trouxemos aqui um comparativo de dois modelos bastante competitivos do mercado. Em um lado do ringue, temos a TC-43DS630B, da Panasonic, enquanto no lado oposto, encontramos a UN40KU6000G, da Samsung. Confira o comparativo entre os dois modelos nos parágrafos abaixo.

Design

A estética não é bem um fator tão determinante assim quando estamos falando de TVs que se encontram entre 40 e 43 polegadas, já que, com exceções, todas elas possuem mais ou menos a mesma fórmula de composição. Bordas finas são praticamente uma regra atualmente, enquanto as bases, no geral, não possuem muitas extravagâncias. Ou seja, não é bem um quesito tão chamativo e fundamental nessa faixa de mercado.

Mas, entre os dois modelos, nós temos que destacar que a TV da Samsung dá um passo além e nos chama mais a atenção. A televisão da Panasonic não deixa a desejar em seu design e entrega o básico, o que não é demérito algum. Mas é bom destacar que a TV da Samsung apresenta uma estética bastante diferenciada para a faixa de mercado. As bordas possuem um design mais moderno, o que dá um charme a mais ao modelo.

De fato, não é um fator determinante na hora de escolher um modelo ou outro como o vencedor, mas, se você faz questão de ter uma televisão com design mais bonito, a televisão da Samsung é um produto mais chamativo.

Qualidade de imagens

Não se pode dizer que os dois modelos entregam a mesma experiência de imagem. No dia a dia, o televisor da Samsung apresenta imagens ligeiramente melhores, mas, mesmo assim, a TV da Panasonic consegue entregar boas imagens. Claro, há algumas diferenças e a presença do HDR no modelo da Samsung é uma delas. Na prática, o recurso traz melhorias na taxa de contraste nas imagens exibidas, mas tudo depende principalmente da compatibilidade dos conteúdos com o HDR. Alguns filmes e séries no Netflix, por exemplo, já trazem o diferencial na transmissão. E isso, na prática, pode ser considerado um ponto positivo na UN40KU6000G.

Interface Smart TV

É nesse ponto que os dois modelos ficam bem distantes entre si. A oferta de apps das duas empresas são bem próximas, ainda mais se considerarmos que as duas fabricantes oferecem os principais serviços, como Netflix e YouTube. Mas a característica que mais diferencia os dois modelos é o desempenho do sistema.

De um lado, temos a televisão da Panasonic, que não apresenta um design tão amigável e uma fluidez um pouco decepcionante. O menu não é tão fácil de ser navegado e alguns engasgos durante a usabilidade podem incomodar bastante no dia a dia. Já a televisão da Samsung possui como grande destaque o seu sistema Smart TV. Além de ser bem fácil de ser assimilada, os aplicativos abrem com rapidez.

Considerações finais

Mesmo com alguns destaques, é bom ter em mente que a TV da Samsung ainda possui um custo ligeiramente maior do que a de seu concorrente. Isso nos traz à seguinte questão: vale a pena investir um pouco mais e adquirir o televisor da fabricante sul-coreana. Bom, até vale, mas isso depende principalmente de seu uso. Se você é um usuário que valoriza um design diferenciado e utiliza aplicativos de Smart TV com frequência, escolher a UN40KU6000G pode ser uma escolha mais indicada. Caso você queria um modelo com bons imagens, mas, ainda assim, quer abrir o Netflix ou o YouTube de vez em quando, a TC-43DS630B também vai atender a essa demanda.

  • #Panasonic
  • #Samsung
  • #Comparativo

Matérias Relacionadas