Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Galaxy S8+ x Xperia XZ Premium

Colocamos lado a lado os modelos topo de linha da Samsung e Sony e veremos quem se saiu vencedor nesse duelo

  • Por: Renan FrizzoRenan Frizzo04/08/2017
  • 04/08/2017

A relação entre sul-coreanos contra japoneses, atualmente, é até que tranquila. Ambos são bons parceiros comerciais e já até sediaram uma Copa do Mundo da FIFA juntos, em 2002, quando o Brasil se tornou pentacampeão. Mas não estamos aqui pra falar de política, nem de futebol. O duelo aqui é na tecnologia, mais precisamente na categoria dos smartphones.

Colocamos lado a lado os principais smartphones da Samsung e da Sony e tentaremos decidir quem é o grande campeão. Acompanhem-nos nessa jornada nos parágrafos a seguir.

Desempenho

Estamos falando de dois celulares que oferecem o que há de mais recente no mundo da tecnologia. Em nossos testes, ambos rodaram tudo sem qualquer problemas e no quesito conectividade, os dois trazem tudo o que podemos esperar de modelos premium. Ou seja, ponto para os dois nesse primeiro tópico.

Design

Agora, a polêmica vai começar. Os dois aparelhos são muito bonitos e tem suas particularidades.

No S8 Plus, a Samsung retirou (até que enfim!) o botão da parte frontal e tudo passou a fazer parte da tela, que ocupa 83% da frente do smartphone. As bordas Edge estão mais suaves, o que oferece um ótimo conforto mesmo para um aparelho com tela gigante. Só que mesmo com uma tela grande, essas bordas são mínimas, então as dimensões são quase semelhantes a um aparelho de 5,5 polegadas.

Já o Xperia XZ Premium traz um acabamento elegante, misturando bordas metálicas com Gorilla Glass 5 na frente e atrás do celular. Apesar de ser um tanto pesadinho, o manuseio também é bom. O problema fica por conta das bordas espessas, acima e abaixo da tela, o que destoa da ótima construção do aparelho.

Por esses motivos, o ponto vai para o Galaxy S8 Plus.

Tela

Bom, logo de cara já é notável a diferença entre o tamanho das telas. Enquanto o S8 Plus possui 6,2 polegadas, o XZ Premium tem 5,5 polegadas. Outra diferença é na resolução. A Sony optou por colocar um painel 4K, enquanto a Samsung traz uma nova proporção de tela (18,5:9), mas que fica no 2K, também conhecido como Quad HD.

Na tecnologia, o S8 Plus conta com uma tela Super AMOLED, o que entrega cores mais vibrantes, um contraste mais intenso e um brilho mais forte, permitindo boa visualização mesmo em locais com muita luz. Claro que a saturação é maior nesse tipo de tela, mas eu gosto de cores mais vivas.

O Xperia XZ Premium é o primeiro smartphone a oferecer uma tela 4K HDR, só que ainda apenas a Amazon Prime Video oferece conteúdos para smartphone que suportam essa tecnologia. Mas no geral, as imagens ficam muito boas, com cores intensas e bom contraste. O problema fica por conta do brilho, que não se mostrou muito eficaz em locais com muita iluminação.

Por causa disso e por oferecer um preto mais intenso, a vitória vai para o smartphone da Samsung.

Câmera

Se tem uma coisa que costuma ser ótima nos smartphones da Sony, esse é o conjunto de câmeras. Com 19 megapixels, a presença da tecnologia Motion Eye deixa os cliques mais velozes e melhora no pós-processamento das imagens. Além disso, o aparelho é o primeiro a gravar clipes em câmera lenta com 960 quadros por segundo, 32 vezes mais lento que o normal, sem aqueles soquinhos. Tudo muito fluído. Além disso, a estabilização óptica de 5 eixos ajuda nas filmagens. O resultado de tudo isso são ótimos cliques, seja durante o dia ou noite, algo difícil mesmo para alguns celulares mais avançados.

Mas mesmo com tudo isso, nossa preferência irá para o modelo da Samsung. A começar pelo sensor mais claro, com abertura f/1.7 (tanto na frontal, quanto na traseira). Os controles manuais também são mais completos e permitem ajustem mais apurados. O segredo foi melhorar poucas coisas do S7. Cores equilibradas, ótimo balanço de branco e nitidez apurada. A tecnologia Dual Pixel também oferece uma focagem mais veloz. Gravações em 4K também estão garantidas.

Bateria

Nesse último ponto, as autonomias são colocadas lado a lado, pois o mesmo teste padrão é executado nos dois aparelhos. Enquanto o Galaxy S8 Plus finalizou todos testes com 33 por cento, no Xperia XZ Premium ainda restavam 36 por cento.

Como a margem foi bastante pequena, vamos considerar um empate entre os smartphones.

Conclusão

Após todos os quesitos, declaramos o Galaxy S8 Plus como o grande vencedor desse duelo. Sim, o modelo se destaca frente a seu rival quando o assunto é tela e design. Na câmera, a disputa é apertada, mas nos testes fica evidente a vitória para o celular da Samsung. Bateria e desempenho consideramos uma igualdade, mas ambos modelos vão entregar ótimos resultados com qualquer tipo de demanda.

Mas temos que reconhecer o bom trabalho feito pela Sony com o Xperia XZ Premium. O modelo traz ótimos recursos, principalmente com a câmera lenta.

  • #comparativo
  • #sony
  • #samsung

Matérias Relacionadas