Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Galaxy S8+ x LG G6

Depois da decepção no ano passado, a LG tenta voltar com tudo para brigar com seu principal rival asiático

  • Por: Renan FrizzoRenan Frizzo20/06/2017
  • 20/06/2017

Conversando com alguns executivos das duas marcas, a rivalidade entre as empresas coreanas é bastante acirrada. Ninguém gosta de ficar para trás. Por isso, decidimos colocar frente a frente os dois principais smartphones da marca lançados em 2017. Quem sairá vencedor: Samsung Galaxy S8 Plus ou LG G6?

Desempenho

Nesse primeiro tópico, como estamos falando de modelos topo de linha, você não terá qualquer problema para rodar os aplicativos. Só que logo de cara, o S8 Plus ganhará o ponto por um simples motivo: seu processador é o mais atual, o mais potente, enquanto a LG trouxe um modelo inferior. Os resultados atingidos nos benchmarks mostram essa superioridade. Além disso, com futuras atualizações, o Samsung deve ter uma vida mais longa com suportes aos apps. Já com o G6 poderemos notar alguns probleminhas.

Design

O LG G6 abandonou o conceito modular e voltou às origens com um corpo único, com bordas de metal e traseira de vidro Gorilla Glass 5. Mesmo com um jeitão quadradão e mais sóbrio, a pegada é muito boa. Só que marcas de dedos são inevitáveis. O calombo das câmeras traseiras foi extinto e ele é o primeiro modelo da marca a contar com proteção IP68. Ou seja, pode ficar mergulhado em água doce até 1,5 metro de profundidade por no máximo 30 minutos.

No S8 Plus, a Samsung finalmente retirou o botão da parte frontal e deixou o celular ainda mais bonito, já que a tela agora ocupa 83% da parte frontal. Suas bordas curvadas estão mais suaves, oferecendo maior conforto durante o manuseio. E por ser um pouco mais gordinho, isso também ajuda, além de ser mais estreito.

Mesmo com a evolução da aparência do G6, não tem como ser mais bonito que as curvas suaves do Galaxy S8 Plus.

Tela

Como o lance é a tela grande, os dois smartphones fazem muito bonito nesse quesito. Ambos aderiram a nova proporção (18:9 no G6 e 18,5:9 no S8 Plus), mas o Galaxy possui uma tela ligeiramente maior (6,2 contra 5,7 polegadas) e suas tecnologias são diferentes. No S8 Plus, é Super AMOLED. Já no G6 é IPS LCD.

Ambos oferecem ótima qualidade de imagens, com excelente nitidez. Mas o AMOLED proporciona cores mais vibrantes e um preto mais intenso, pois como os pixels acendem apenas quando há luz, então se não há luz, o preto fica preto mesmo. Já no LCD, um painel fica acesso durante todo o tempo e o LCD funciona como uma cortina que libera a luz quando necessário. No Galaxy, a saturação é mais presente, e isso pode incomodar algumas pessoas, mas pessoalmente eu prefiro uma tela com cores mais vivas. O brilho também é mais intenso no Samsung. Mas apesar da vitória do S8 Plus nesse quesito, a tela do LG G6 é ótima também. Ela até poderia chegar junto graças ao suporte à HDR10 e Dolby Vision, mas Netflix e Amazon Video ainda não dão suporte para smartphones.

Recursos

Muito se fala em inovação nos smartphones, mas nenhum dos dois aparelhos traz algo inovador. Os dois tem proteção à água e poeira. O S8 Plus traz o Dex, uma base que transforma o telefone em computador, mas ainda não está à venda no Brasil. E isso já vimos no passado. Leitor de íris e Samsung Pay também não são grandes vantagens. E o lance do HDR10 e Dolby Vision nem podem ser usados ainda. Por isso, ninguém leva esse quesito.

Câmera

Uma disputa extremamente apertada. Isso porque ambos os smartphones capricham na qualidade final das imagens. Com iluminação abundante, não tem segredo. Tudo fica ótimo. Quer gravar vídeos? Pode ser em 4K com estabilização óptica. Câmera lenta? Ótimos resultados. A frontal também capricha nos cliques e entrega ótimas fotografias.

A câmera grande angular é um ótimo bônus para o G6, sendo melhor solução do que uma lente com zoom óptico. Só que aí que mora o diferencial para o S8 Plus. Os dois sensores (frontal e traseiro) possuem abertura f/1.7, permitindo maior entrada de luz. Já o LG tem f/1.8 na principal, f/2.4 na grande angular e f/2.2 na frontal. Sendo mais escura, isso prejudica a entrada de luz, principalmente em imagens noturnas. Nesse caso, a Samsung faz um melhor trabalho.

Bateria

Aqui, fazemos uma comparação direta, pois rodamos o teste padrão nos dois modelos. Enquanto o Galaxy S8 Plus finalizou com 33 por cento, o LG G6 encerrou com 43 por cento. Nesse caso, ponto para o smartphone da LG.

Conclusão

Nesse comparativo, o Galaxy S8 Plus foi superior nesse grande clássico local e também mundial da tecnologia. As vantagens estão em trazer um processador mais potente (e mais recente), um design mais agressivo e elegante, uma tela de qualidade impecável e cores brilhantes e suas câmeras capazes de capturar ótimas imagens. O G6 conseguiu sair vitorioso em apenas um quesito, a bateria. Apesar da larga vantagem, temos que reconhecer o bom trabalho feito pela LG, depois de um ano decepcionante com o antigo topo de linha.

Veja os preços

  • #comparativo
  • #galaxy s8+
  • #lg g6

Matérias Relacionadas