Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar

Aprenda como lavar em casa esse item que é fundamental para nosso descanso e bem estar, mas que é também um paraíso de proliferação e acúmulo de ácaros, germes e bactérias

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci08/08/2017
  • 08/08/2017

Os travesseiros nos proporcionam muitas noites de sono de qualidade. Porém, no dia a dia o que a gente esquece é que eles absorvem a oleosidade da pele e acumulam poeira, suor e sujeira e por isso precisam ser higienizados a cada 6 meses. A boa notícia é que a maioria deles pode ser lavada na máquina de lavar doméstica.

A primeira coisa a fazer é verificar na etiqueta do travesseiro se ele pode ser lavado na máquina. Em seguida, retire a fronha (e a capa protetora, se tiver). Verifique se ele não tem furos ou rasgos. Caso tenha, não o coloque na lavadora porque o enchimento se espalhará dentro do cesto e danificará a máquina. Talvez esteja na hora de trocar de travesseiro.

Para manter o cesto da lavadora equilibrado durante a centrifugação, lave dois travesseiros por vez. Nunca lave somente um travesseiro porque a lavadora poderá apresentar problemas de estabilidade na centrifugação.

Abasteça o compartimento da máquina com sabão líquido (porque ele dissolve facilmente e também tem enxágue mais fácil), 100 ml de alvejante sem cloro líquido e não use amaciante. Quando a lavadora for realizar o último enxágue, adicione 500 ml de vinagre branco de álcool. O vinagre higieniza, amacia e tira qualquer resíduo de sabão ou qualquer odor remanescente dos travesseiros.

Para lavadoras com abertura superior, selecione um programa de lavagem suave, como Edredom ou outro ideal para lavar roupas de cama e programe dois enxágues.

Para lavadoras com abertura frontal, selecione um programa que usa maior nível de água, como, por exemplo, Edredom, Volumosos, Cama e Banho, Roupas de Cama, etc., água morna ou quente (caso o travesseiro comporte lavagem a quente), programe sempre enxágue extra e adicione 200 ml de vinagre branco de álcool no último enxágue.

Após a centrifugação, coloque os travesseiros para secar à sombra, em local arejado. O calor direto dos raios solares propicia boas condições para a permanência dos ácaros, acaba com a elasticidade das fibras do recheio do travesseiro e ainda resseca o tecido que o reveste, por este motivo eles não devem ser secos ao sol. De hora em hora, vire os travesseiros e dê uma afofada para que o interior fique bem seco.

  • #travesseiro
  • #lavar travesseiro
  • #máquina de lavar
  • #lavadora

Matérias Relacionadas