BuscapéEncontre os melhores preços
Nas melhores lojas ;)
Buscapé

Nosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

À procura de uma máquina de lavar que consome pouca energia?

Selecionamos para você quatro modelos eficientes do ponto de vista energético.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé13/09/2016
  • 13/09/2016

Em média, lavar roupa na máquina responde por cerca de 5% da sua conta de energia elétrica. Entretanto, optar por uma lavagem com água quente aumenta em até 1000% a energia consumida durante o ciclo.

O primeiro passo é procurar pelo Selo Procel, que indica se o produto tem eficiência energética de acordo com sua categoria; e também ver se na etiqueta a classificação do Inmetro o produto é classe A. Uma lavadora pode consumir de 0,02 kWh (alguns tanquinhos com pouca capacidade) a 0,49 kWh (algumas lavadoras automáticas), por ciclo de água fria. Já com água quente vai 0,55 kWh a 4,20 kWh.

LG Lava e seca Top Gun WD1014RD7 Frontal 14 Kg Aço Escovado

É graças à tecnologia Inverter do motor Direct Drive que a Lava e Seca Top Gun da LG apresenta uma grande economia de energia: 24,5% a menos do que modelos com cerca de 14 kg de capacidade, em voltagens iguais e especificações técnicas parecidas, segundo dados da tabela do Inmetro de 2015. Seu ciclo com água fria consome 0,42 kWh em 127V e 0,43 kWh em 220V. Já com água quente, o consumo é de 1,45 kWh e 1,75 kWh, respectivamente.

A economia de energia não é o único destaque desta lavadora, que tem grande capacidade de lavar e secar. Há funções interessantes como Vapor para desamassar, Desodorização com ar quente, entre outras. Além disso, ela tem interatividade com alguns smartphones.

Veja o review completo aqui.

Brastemp BWS09 Superior 9 kg Branco

A Brastemp BWS09, que lava 9 kg de roupas, apresenta consumo de 0,26 kWh por ciclo (programa de lavagem normal com água fria). Trata-se de uma lavadora básica, mas tem controle eletrônico e funções essenciais. Apesar de simples, uma vantagem é que mistura o sabão com água antes de ter contato com as roupas. O modelo tem a função Turbo Performance, para maior força de agitação, e tecla para avançar etapa.

Veja os preços

Brastemp BWS09AB Superior 9 Kg Branco

  • Funções: Centrifugação
  • Enxágues: 2
  • Altura: 1060 mm

Novos a partir de:

R$ Consulte

Mueller Energy Superior 8 Kg Branco

A lavadora Mueller Energy é outro modelo de baixo consumo de energia: são 0,24 kWh no programa de lavagem normal com água fria. Ela tem capacidade para 8 kg. Há 11 programas de lavagem - um deles é o Rápido que consome ainda menos energia - e quatro níveis de água. O dispenser é interessante, porque o sabão pode ser em pó ou líquido. Apesar de simples, sua tampa é de vidro temperado e seu preço, bastante atrativo.

Veja o review completo aqui.

Colormaq LCM Superior 13 kg Branco

Conhecidos como tanquinhos, as lavadoras semiautomática são bem mais econômicas no quesito energia elétrica. A Colormaq LCM13 com capacidade para lavar 13 kg, por exemplo, consome em seu ciclo apenas 0,12 kWh. Além disso, é mais barata do que as lavadoras automáticas com abertura superior e frontal. O diferencial deste modelo, em comparação com outros tanquinhos, é a tampa transparente e botão no painel que abre e fecha a saída de água. A LCM13 tem timer com desligamento automático, cinco programas de lavagem e conta com dispenser para sabão e amaciante.

Entretanto, é bom lembrar que o tanquinho não realiza centrifugação, o que pode não incomodar quem tem quintal grande para estender as roupas.

Veja o review completo aqui.

  • #baixo consumo de energia
  • #lavadoras econômicas
  • #máquina de lavar

Matérias Relacionadas