TV

Anúncio Grátis é no classificado gratuito do QueBarato!
Guia de compra de TV  |Guia de compra de TV de LED  |Todos os guias de compra
Hoje existem muitas opções para o consumidor escolher na hora de comprar uma TV. O que a TV Digital tem de melhor?
Vale a pena comprar um aparelho HDTV agora? Qual a tecnologia de uma TV HDTV?
Como escolher uma HDTV?
Quais são os sistemas de HDTV que existem?
Quais são as resoluções disponíveis para televisores?
Este é um daqueles itens que praticamente faz parte da família brasileira. Companheiro no final do dia para assistir ao telejornal, um capítulo da novela ou futebol, além daquele filminho depois do almoço de domingo ou o jogo de videogame, a televisão (com o perdão do exagero) é hoje tão essencial quanto a geladeira ou o fogão. Pois se você está pensando em adquirir um novo aparelho de TV para sua casa, fique atento porque muitas mudanças já estão acontecendo e a chegada da TV digital ainda vai mudar bastante a forma como interagimos com a televisão. Veja abaixo algumas dicas.
Hoje existem muitas opções para o consumidor escolher na hora de comprar uma TV.
  • Opção 1 – São as tradicionais televisões de tubo CRT com tela convencional. Estes modelos estão cada vez baratos e difíceis de se encontrar no mercado, já que a tecnologia de TVs com tela plana tem conquistado cada vez mais mercado e dominado o espaço nas prateleiras das lojas. Mesmo assim, as TVs de CRT com tela convencional podem ser encontradas desde 14 polegadas até modelos grandes, acima de 29 polegadas, que não são tão baratas, mas que possuem uma boa relação de custo-benefício.
  • Opção 2 – As TVs de tela plana são as mais populares hoje em dia. Com elas não existe deformação da imagem e isso acaba gerando, além de conforto visual, uma sensação de que a tela é ligeiramente maior. Na verdade, o que acontece é um melhor aproveitamento do espaço. Sua tecnologia também é de tubo, CRT, mas a qualidade da imagem já é sensivelmente melhor. Uma subcategoria surgida dentro da Tvs de Tubo é a de tecnologia Slim, que faz com que o espaço entre o tubo formador de imagem e a tela seja consideravelmente menor.
  • Opção 3 – Aqui entram as TVs de Plasma. A primeira coisa a se saber sobre as TVs de Plasma é que elas geralmente começam no tamanho de 42 polegadas e podem variar, principalmente na qualidade de sua resolução gráfica. Ao contrário do que muitos dizem, as TVs de Plasma não “queimam” em poucos anos. A única coisa que acontece é que após chegar à metade de sua vida útil, que seria de dez anos de uso ininterrupto, a intensidade de seu brilho já perdeu um pouco de sua intensidade.
  • Opção 4 – As TVs de LCD, assim como as Tvs de Plasma, entram na categoria de aparelhos Slim (finos). A vantagem do LCD, em comparação com a TV de Plasma é apenas na questão de durabilidade, porque em matéria de brilho e contraste, as TVs de Plasma costumam ser superiores.
  • Opção 5 – Apesar de serem poucos, ainda existe no mercado alguns modelos de retroprojeção. Em geral, estes televisores são reconhecidos por já terem um rack com as caixas de som acoplados, mas isso não é regra. Ao contrário dos televisores de tubo, que acabam causando um certo cansaço visual, as TVs de retroprojeção causam menor ardor da vista após um longo período.
O que a TV Digital tem de melhor?

A primeira coisa que você precisa saber sobre o sistema de televisão digital é que, por enquanto, essa tecnologia não vai mudar em nada a forma como você assiste ao seu programa predileto. Isso porque ainda não existe uma regulamentação para o fornecimento de conteúdo digital de alta definição. O que temos hoje em nossas casas, e que é denominado “digital”, é apenas um esboço do que virá a ser essa nova forma de consumir entretenimento. A começar pela qualidade da imagem, que continua sendo comprimida em formatos que estão muito distantes do que seria ideal para as TVs de alta definição. Ou seja, uma boa TV com um sinal ruim só pode resultar no realce das imperfeições. Mas quando a TV digital finalmente chegar, muita coisa vai mudar. Fazendo uma comparação bem simples, seria como se você tivesse um computador escondido dentro da sua televisão, abrisse uma página de internet gerada pela sua operadora de TV por assinatura, e escolhesse ali mesmo o programa que gostaria de assistir. De certa forma isso já acontece hoje em dia pelo sistema pay per view, mas isso precisa acontecer no momento em que o seu operador de TV quer que ele aconteça. No futuro, um exemplo mais simples poderia ser aplicado ao pensar naquele dia em que você ficou preso até mais tarde no trabalho e, ao chegar em casa, notou que já havia perdido metade da novela. Você só terá que entrar no menu da operadora, escolher o capítulo da novela, e ele irá passar novamente, só para você, desde o início.
Vale a pena comprar um aparelho HDTV agora?

Sim. A vantagem de adquirir um televisor com HDTV é que esse é um tipo de aparelho não irá se tornar obsoleto tão rapidamente, então, se você vai investir dinheiro nessa troca agora, pense que muito em breve poderá usufruir plenamente dos recursos da nova tecnologia.
Qual a tecnologia de uma TV HDTV?

Antes de sair às compras você precisa saber que a tecnologia HDTV pode estar presente em qualquer tipo de televisor, desde o convencional CRT (de tubo) até as mais modernas LCD e Plasma, basta procurar pela inscrição “HDTV Ready”. “No caso das TVs de plasma, trata-se de uma tecnologia tão recente que todas saem de fábrica prontas para receber o sinal decodificado digital”, afirma o especialista da Samsung. Aí cabe uma explicação muito importante. A frase “HDTV Ready”, em inglês, significa “Pronta Para HDTV”, ou seja, isso significa que o aparelho está apto a exibir imagens geradas por um sinal digital, mas nenhuma TV tem a capacidade de receber e interpretar sozinha o sinal digital. Neste ponto é que surge a discussão sobre qual sistema adotar já que será imprescindível ter um aparelho chamado Set Top Box, que se assemelha àquela caixinha da TV a cabo, para transformar o sinal digital em imagem. Esse Set Top Box só consegue interpretar um único padrão de sinal, por isso é importante esperar o Governo Brasileiro se posicionar antes de se antecipar e comprar o Set Top Box.
Como escolher uma HDTV?

De uma maneira geral, a principal característica a ser avaliada no momento de comprar sua HDTV é a capacidade de resolução do aparelho. Procure por aquelas que possuam a maior resolução possível, lembrando que aparelhos top de linha podem chegar a até 1.920X1.080 linhas, o que corresponderia a mais de dois milhões de pixels- é o que se convencionou chamar de True High Definition.

Mas não se assuste pois aparelhos com resolução de 1.280X720 linhas já conseguem oferecer uma imagem excelente.

Outros fatores que podem determinar a qualidade de imagem do seu novo televisor, LCD ou Plasma, são a taxa de contraste, brilho e a quantidade de cores exibidas. Sobre a taxa de contraste, os melhores aparelhos possuem esse índice em 10.000:1, mas especialistas garantem que a partir de 800:1 já é possível assistir a imagens de boa qualidade.

Já sobre a questão de brilho, você poderá se deparar com televisores que apresentam até 1.500 cd/m2. No entanto, tenha em mente que para uso doméstico um índice de 400 cd/m2 já é suficiente para o entretenimento familiar, principalmente se você tiver formas de reduzir a intensidade de luz na sua sala.

Quais são as resoluções disponíveis para televisores?

De uma maneira geral as TVs seguem padrões de resolução definidas em pixels, mas esse número pode até variar, dependendo do formato da tela.

Resolução (linhas/pixels) Descrição Tela
480i / 640X480 interpolados SDTV (Standard Definition 4:3 ou 16:9
480p / 852X480 progressivos EDTV (Enhanced Definition) 4:3 ou 16:9
720i / 1280X720 interpolados HDTV (High Definition) 16:9
1080i / 1920X1080 interpolados HDTV (High Definition) 16:9
720p / 1280X720 progressivos HDTV (High Definition) 16:9
1080p / 1920X1080 progressivos Ultra HDTV 16:9
Quais são os sistemas de HDTV que existem?
Sistema Países
ATSC EUA, Canadá, México, Argentina e Coréia do Sul
DVB Europa, China, Índia e África do Sul
ISDB Japão
Wiki2Buy

Wiki2Buy
Se você tem conhecimento sobre como comprar os produtos desta categoria e tem vontade de escrever um Guia sobre isso, aproveite e conheça o site Wiki2Buy, o primeiro guia de compras colaborativo na internet.

No Wiki2Buy você pode ajudar milhares de pessoas a comprar melhor, escrevendo você mesmo um Guia de Compra desta categoria. Confira os Guias que já existem no Wiki2Buy clicando aqui.
Publicidade