Moto Usada

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Guia de compra de Moto Usada  |Todos os guias de compra
Como pesquisar o melhor preço?
O que devo saber antes de fechar uma compra?
O que tenho que saber antes de contratar uma seguradora?
Quais são os cuidados a serem tomados na compra de uma moto usada?
Dicas

Atenção redobrada na hora de escolher uma moto usada. Se muna de informações sobre o produto, sobre quem está vendendo, sobre tudo. Vá preparado para fazer testes na moto e seja minucioso na verificação. Tenha em mente que o velho dito popular que diz que “o tempo é inimigo da perfeição”.
Como pesquisar o melhor preço?

Antes de decidir a compra é necessário fazer uma pesquisa e ter como base o valor médio da moto de interesse. Uma forma de ter acesso a esse preço é consultando índices de preços como a tabela Fipe. A tabela FIPE é um índice de preço médio feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que considera a variação de preços por região, cor, tipo de pintura, acessórios e opcionais , sendo desconsiderados, para efeito de cálculo, aquelas motos excessivamente distantes da média. Os cálculos são feitos por região (integrando 24 estados), pois serve de base para o cálculo do IPVA. O consumidor poderá utilizar a tabela como parâmetro para a compra e venda de uma moto. A medição é feita mensalmente e a tabela é publicada na integra as segundas-feiras no Jornal Valor Econômico. O consumidor pode consultar o preço médio da moto pelo site da FIPE Além da Tabela Fipe o consumidor pode consultar os cadernos especializados em carros dos jornais que são publicados, geralmente, uma vez durante a semana e também trazem a relação dos preços médios dos veículos.
O que devo saber antes de fechar uma compra?

O Código de Defesa do Consumidor diz que a garantia de três meses é um direito legal do consumidor contra qualquer problema que venha aparecer na moto durante esse período. Vale lembrar que a garantia é válida mediante a nota fiscal e só não abrange os problemas discriminados na nota fiscal. Exija que o vendedor discrimine na nota fiscal o real estado da moto. No caso de negociações particulares o consumidor terá que recorrer a justiça comum sem contar com o amparo do Código de Defesa do Consumidor. Os direitos do comprador são previstos pelo Código Civil
O que tenho que saber antes de contratar uma seguradora?
É necessário saber se o corretor e a seguradora possuem registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Para isso basta entrar em contato no telefone 0800-218484. A SUSEP é o orgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros. Se o negócio for feito com um corretor independente, procure anotar o nome completo do contato, CPF e Registro no SUSEP para fazer uma consulta na – FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, se o corretor recusar informar os documentos, não aceite a proposta. É interessante fazer uma consulta ao cadastro de reclamações fundamentadas do PROCON no telefone 151, que abrange todo o território nacional. Além de ler com atenção o contrato antes de assiná-lo. Anote todos os pontos de difícil compreensão e procure um posto do PROCON ou um advogado que possa auxiliá-lo na compreensão, se necessário. É muito importante avaliar mais de uma empresa e optar pela que mais atende suas necessidades.
Quais são os cuidados a serem tomados na compra de uma moto usada?

Antes de qualquer coisa o consumidor tem que ter em mente o modelo de moto que ele tem interesse. Para facilitar a compra foram relacionados alguns itens a serem analisados no momento da compra. Segue a lista:

  • Consulte índices de preços (Tabela Fipe) para ter noção do valor médio da moto;
  • Não se entusiasme com a primeira opção, aproveite a quantidade de ofertas na internet e classificados para dar mais atenção a sua pesquisa;
  • Procure esclarecer pontos como ano, modelo, quilometragem, cor e número de ex-donos, pelo telefone/e-mail, não esquecendo de solicitar o número do RENAVAM da Moto consultar do histórico de multas e impostos no site do Detran;
  • No caso de compra particular, procure marcar encontros em locais abertos, que a luz do dia favoreça a sua análise;
  • Dê uma boa verificada no estado da pintura do tanque, laterais, rabetas e pára-lamas, pois qualquer sinal de ferrugem poderá representar prejuízos futuro;
  • Ligue a moto quando ela estiver com o motor completamente frio. Se nessa primeira ligada sair uma fumaça azul pelo escapamento, a Moto está com problemas. Está “comendo óleo”. Com o motor aquecido a moto não emite essa fumaça. Não confunda a fumaça azul com uma escura que algumas motos soltam na primeira ligada e que é natural;
  • Fique atento ao barulho que a moto faz. Esse som tem que ser regular, por isso acelere a moto e atente a oscilações no som;
  • Ainda com a moto ligada, apoiada pelo cavalete, procure vazamentos nas juntas do cilindro, no cabeçote e escapamento;
  • Gire as rodas da moto ainda no cavalete e verifique se existem torções ou amassados. Para motos com rodas de liga leve a atenção é maior na verificação da existência de rachaduras ou trincas na liga da roda de alumínio ou magnésio;
  • Faça um test-drive e procure guiar sensivelmente o guidão para verificar se a moto está devidamente alinhada. Caso ela incline para um dos lados, naturalmente, a moto provavelmente estará desalinhada;

Vale lembrar que pequenos tombos não afetam a estrutura da moto, mas é importante ficar atento aos detalhes. Por isso seja paciente e feche a negociação quando estiver completamente certo que o negócio será satisfatório para você.

Dicas

Encontrar uma motocicleta usada em boas condições não é uma tarefa tão simples. Mais do que aparência do produto, você deverá se atentar aos detalhes antes de fechar a compra para não ser pego de surpresa com algum problema posterior. Comece verificando a parte elétrica da moto. Observe com cautela como se comportam as luzes:

  • freio
  • piscas
  • lanternas
  • farol
  • painel
  • buzina

Os cabos da embreagem, acelerador e freios precisam ser cautelosamente verificados. Veja se há vazamento do fluido do freio ou desgaste excessivo das pastilhas de freio a tambor, não esquecendo do estado das lonas.

Umas das etapas que mais requer atenção é na análise do motor. Verifique se há algum tipo de vazamento de óleo no cabeçote e nas tampas laterais, localizadas na parte inferior do motor. Analise com atenção o seguinte:

  • Fumaça no motor
  • Cheiro de queimado
  • Barulho de válvulas
  • Dificuldade em ligar a moto

O quadro da motocicleta é outro item que precisa ser analisado. Cheque se a suspensão está perfeitamente alinhada e se a carenagem está bem encaixada. Observe atentamente os rolamentos e as buchas de suspensão traseira. Na dianteira verifique possíveis vazamentos no retentor do cilindro interno das bengalas.

Não deixe de fazer o test-drive na moto antes de fechar a compra!

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