Macarrão / Massas

Anúncio Grátis é no classificado gratuito do QueBarato!
Guia de compra de Macarrão / Massas  |Todos os guias de compra
Macarrão é um alimento tão prático de ser preparado e permite tantas variações, que certamente está presente na culinária de todas as culturas e classes sociais. Mas está enganado quem pensa que macarrão é tudo a mesma coisa: existem diferentes formatos, tipos e modos de preparo para obter uma refeição mais saborosa. Confira aqui algumas dicas sobre como escolher o melhor macarrão para o seu paladar.

Por que existe tanta diferença de preço entre algumas marcas? Por que alguns tipos de macarrão ficam no balcão refrigerado?
Por que o macarrão de grano duro é melhor? Por que algumas pessoas passam o macarrão cozido na água fria?
Quais são os tipos de macarrão existentes?
Por que existe tanta diferença de preço entre algumas marcas?

Para quem passa pela prateleria do supermercado e olha dois pacotes de espaguete, ambos de 500 gramas, não consegue entender por que um deles custa quase R$ 5,00 e o outro custa apenas R$ 1,50. Isso acontece porque um deles é feito com farinha de trigo de grano duro, enquanto o outro é produzido com farinha de trigo comum. Em geral, o macarrão de marcas estrangeiras, como por exemplo Barilla, De Cecco ou Divella, é fabricado com este tipo de farinha, mas mesmo para fabricantes nacionais, a farinha de grano duro precisa ser importada, já que as condições de clima e solo brasileiras não permitem o plantio deste tipo específico de trigo. O resultado é que tanto o macarrão importado quanto o nacional acabam tendo um preço muito semelhante quando falamos de macarrão de grano duro.
Por que o macarrão de grano duro é melhor?

Essa é uma questão de paladar individual, mas costuma-se dizer que o macarrão de grano duro é melhor porque permite uma mastigação mais agradável e consistente, denominada "al dente", já que mesmo sendo cozido além do tempo sugerido pelo fabricante não fica muito mole. Outro fato interessante sobre o macarrão de grano duro é que o seu cozimento produz menos amido (substância que dá aquela coloração branca à água do macarrão) e isso resulta em uma massa que gruda menos durante o cozimento.
Quais são os tipos de macarrão existentes?

  • O Macarrão Comum é elaborado na forma mais elementar, ou seja, farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível. Hoje em dia, de acordo com um lei federal, todo macarrão deve ser fabricado farinha acrescida de ferro para ajudar no combate à anemia.
  • O Macarrão de Sêmola é elaborado com farinha de trigo especial e, portanto, resulta num produto mais claro, mas de mesma consistência e valor nutricional do macarrão comum.
  • O Macarrão com Ovos é elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.
  • O Macarrão Caseiro é elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.
  • O Macarrão Grano Duro é chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum, que infelizmente não é produzido no Brasil.
  • O Macarrão Integral é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Sua coloração geralmente é mais escura.
Por que alguns tipos de macarrão ficam no balcão refrigerado?

As massas frescas, mesmo as industrializadas, precisam ser refrigeradas para manter suas características originais. A diferença básica entre o macarrão seco e o fresco é que o seco é completamente desidratado, o que faz com que após o seu cozimento ele aumente cerca de duas a três vezes o seu peso original. Outro fator para exigir a refrigeração dete tipo de massa é que alguns fabricantes oferecem um produto final com maior valor agregado, como capelettis, fagotinis, raviolis e conchigliones já recheados.
Por que algumas pessoas passam o macarrão cozido na água fria?

O macarrão é um alimento que precisa ser consumido logo após o cozimento - da panela ao prato. Este procedimento de passar o macarrão pela água fria é um quebra-galho para quando você não puder servir o maccarão imediatamente após o seu cozimento. Isso é feito porque o macarrão absorve água durante o cozimento e, se não for jogada água fria, o macarrão continuará "cozinhando" com a água absorvida. O resultado desse cozimento além do tempo será uma massa grudenta e fora do ponto. A água fria interrompe esse cozimento.
Wiki2Buy

Wiki2Buy
Se você tem conhecimento sobre como comprar os produtos desta categoria e tem vontade de escrever um Guia sobre isso, aproveite e conheça o site Wiki2Buy, o primeiro guia de compras colaborativo na internet.

No Wiki2Buy você pode ajudar milhares de pessoas a comprar melhor, escrevendo você mesmo um Guia de Compra desta categoria. Confira os Guias que já existem no Wiki2Buy clicando aqui.
Publicidade