Livros

Anúncio Grátis é no classificado gratuito do QueBarato!
Guia de compra de Livros   |Todos os guias de compra
É seguro comprar livros pela internet? Como as lojas sabem que o pagamento foi feito?
Quais são as formas de pagamentos disponíveis no comércio online? Como são enviados os livros?
Como é o processo de pagamento por cartão de crédito? Tenho que pagar frete para a compra de livros?
Como pagar com boleto bancário? Como funciona a compra de livros em sites internacionais?
Quero usar o boleto, mas não tenho impressora. Como devo proceder? Como é feito o pagamento da compra de livros em sites internacionais?
  Quanto a conversão da moeda?

Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc. O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Uma terceira função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário.

É seguro comprar livros pela internet?

A compra de livros pela internet pode ser definida como um processo fácil, rápido e cômodo. Fácil pois com apenas poucos cliques você pode adquirir aquele título que tanto procurava nas livrarias da cidade. Rápido pela disponibilidade infinita de títulos nas tantas lojas virtuais existentes, e cômodo, pois você não precisa sair da sua casa para adquirir aquela obra que tanto deseja. Mas na verdade a pergunta aqui é sobre segurança. Antes de direcionarmos a resposta para esse fator é válido destacar que o e-commerce brasileiro, só no primeiro semestre de 2007 faturou cerca de 2,6 bilhões nas compras online e a maior parcela desse montante é representada pela aquisição de obras literárias com 17%. Essa fatia mostra que muito se compra pela internet e os maiores consumidores são os de livros.

O consumidor que nunca fez uma compra online por receio de informar seus dados bancários para um site, pode ficar despreocupado. Todos os dados informados à uma loja online são criptografados (codificados) e hoje existem várias tecnologias que garantem uma compra segura. Para certificar que você está em ambiente seguro, confira a imagem do "cadeado fechado" no canto inferior direito de seu browser.

Pronto! Agora é só fazer o teste e ver como é fácil, rápido e cômodo comprar livros pela internet. Boas compras.

Quais são as formas de pagamentos disponíveis no comércio online?

A maioria das compras feitas são pagas com cartão de crédito. Primeiro pela rapidez do processo. Apenas com o cartão de crédito em mãoes, sendo você o titular, a compra poderá ser feita. Em segundo lugar vem as facilidades. Algumas lojas oferecem parcelamentos do valor do produto quando o pagamento é feito por cartão de crédito e até cedem descontos ou outros tipos de vantagens. Por último a segurança, pois os dados fornecidos do cartão são criptografados garantindo a segurança de sua compra. Outro fator relevante é que essa modalidade de pagamento aumenta a agilidade de entrega do produto. Há também as lojas que aceitam pagamentos por boletos bancários, transferências bancárias e cartões de débitos.

Como é o processo de pagamento por cartão de crédito?

Ao escolher o livro desejado e optar pela forma de pagamento, cartão de crédito, você precisará informar os dados do seu cartão. Cada loja tem um processo, mas resumidamente ele funciona da seguinte forma: Tenha em posse o seu cartão de crédito; A loja online pedirá para você preencher os campos com os dados do cartão; Operadora, nome do titular, número, validade do cartão e código de segurança.

Esses dados ficam estampados na parte frontal do seu cartão. Já o código de segurança você encontrará no verso do seu cartão. São os últimos 3 dígitos subsequentes ao número do cartão. Para os cartões American Express, são 4 os dígitos e estão na frente do cartão, na parte direita, acima do número do cartão.

Pronto! Foi feita a compra. É importante você saber que os débitos são feitos após a análise do seu crédito que, geralmente, é feito no mesmo dia. As empresas de comércio online possuem equipes que ficam em constante contato com as operadoras de cartão de crédito, analisando e verificando dados dos compradores. Após a análise do crédito e da confirmação de endereço que é feita por e-mail, a loja envia o produto a você e faz o débito em seu cartão.

Uma dica importante é prestar muita atenção na digitação e não utilizar pontos ou traços no momento de preencher os números do cartão. O sistema recusará qualquer informação que não corresponda a um número válido de cartão de crédito, causando problemas ao seu pedido e o conseqüente atraso na entrega de seus produtos. Hoje em dia esse processo está tão rápido que em alguns casos você poderá receber o produto no mesmo dia.

Como pagar com boleto bancário?

Algumas lojas virtuais oferecem essa forma de pagamento, pois são conveniadas a redes bancárias. Essa é a opção favorável a você que deseja fazer a aquisição de um produto e não tem cartão de crédito ou até conta em banco. Escolhendo essa opção você poderá emitir um boleto bancário em sua própria impressora, incluindo a seqüência numérica e o código de barras. Com este documento, basta dirigir-se a qualquer agência bancária e pagá-lo no caixa. Se preferir, pague este mesmo boleto bancário através do "Homebanking" ou "Internetbanking" do banco de sua preferência. Caso o pagamento não ocorra no prazo até o prazo de vencimento expresso no boleto, seu pedido será automaticamente cancelado.

É importante esclarecer que as rotinas bancárias vigentes no Brasil permitem confirmar o pagamento de um boleto bancário somente no segundo dia útil após efetivado. Os pagamentos realizados com Boleto Bancário também são simples, mas você notará que o prazo médio para entrega do seu pedido será maior do que o prazo normalmente estabelecido para os pedidos pagos com cartão de crédito. Isso se deve principalmente por causa do tempo gasto entre o pagamento e a sua confirmação pelo banco. Tal procedimento aumenta, em média, de dois a três dias úteis o prazo de postagem.

Quero usar o boleto, mas não tenho impressora. Como devo proceder?

O boleto bancário é exibido na tela do seu computador para que possa ser impresso. Se você não tem impressora, tome nota da seqüência numérica (são quase 40 algarismos). De posse destes algarismos você pode pagar o boleto pelo "Homebanking" ou "Internetbanking" da sua instituição bancária, ou dirigir-se a uma agência bancária que possa aceitar o pagamento utilizando esta seqüência numérica. Em qualquer um dos casos, você receberá um comprovante que atesta o pagamento e o departamento de contas da loja online será informado da quitação pela instituição bancária.

Como as lojas sabem que o pagamento foi feito?

Os bancos disponibilizam, diariamente, uma listagem com os boletos pagos. Você não precisará informar quando efetivar o pagamento. As lojas enviam uma mensagem por e-mail indicando quando o pagamento do boleto for confirmado. A partir da confirmação do pagamento do boleto, será iniciado o processo de envio de seus produtos.

Como são enviados os livros?

Cada loja tem uma forma de enviar seus produtos, tendo nas embalagem uma das principais formas de divulgarem suas marcas. A maior parte das lojas online envia os livros em envelopes especiais, tipo bolha, que preservam os produtos até a entrega em sua casa. Para volumes um pouco maiores, são utilizadas caixas com as devidas proteções ao conteúdo.

Tenho que pagar frete para a compra de livros?

Sim! As lojas calculam o valor do frete de acordo com a sua localidade (CEP) e a quantidade de livros que você estiver adquirindo. Algumas lojas cortam o frete para incentivar a compra, por isso aproveite a rede para pesquisar.

Como funciona a compra de livros em sites internacionais?

Para a compra de livros em sites internacionais, diferentemente de outros produtos, não há nenhum tipo de tributação conforme o artigo 20. do Decreto 2498/98 que diz a respeito de Importação de Bens e também engloba o comércio online internacional. Segundo o artigo 150, VI, “d”, da Constituição Federal, “livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos”. Por isso vale a experiência. Temos que ter em mente que a Internet é uma ferramenta sem fronteiras territoriais, que permite que você tenha acesso a sites localizados em qualquer outra parte do mundo sem sair de sua cadeira. Muitos dos sites internacionais oferecem ofertas melhores mais atraentes que os sites nacionais, mesmo com a conversão de moeda. Como foi dito anteriormente, vale a experiência.

Como é feito o pagamento da compra de livros em sites internacionais?

Os sites internacionais, em sua grande maioria, aceitam pagamentos feitos com cartão de crédito internacional.

Quanto a conversão da moeda?

A conversão é feita automaticamente pela operadora de cartão de crédito. A cotação válida para a conversão de moeda é a da data do fechamento da fatura do seu cartão de crédito. Uma dica a ser dada para quem não quer ter surpresa quando receber a fatura é fechar a compra dos livros um dia antes do fechamento.

Wiki2Buy

Wiki2Buy
Se você tem conhecimento sobre como comprar os produtos desta categoria e tem vontade de escrever um Guia sobre isso, aproveite e conheça o site Wiki2Buy, o primeiro guia de compras colaborativo na internet.

No Wiki2Buy você pode ajudar milhares de pessoas a comprar melhor, escrevendo você mesmo um Guia de Compra desta categoria. Confira os Guias que já existem no Wiki2Buy clicando aqui.
Publicidade