Câmera Digital

Anúncio Grátis é no classificado gratuito do QueBarato!
Guia de compra de Câmera Digital |Todos os guias de compra  |
Por que as câmeras SLR são melhores? Por que minha câmera tem alta resolução, mas a imagem fica ruim no display?
Sugestão de câmeras digitais com zoom ótico acima de 4X

Panasonic DMC-FS42
Sony Cyber Shot DSC S930
Canon PowerShot
Olympus X-845
Por que a câmera demora tanto entre uma foto e outra? O que é melhor, zoom ótico ou digital?
Qual a melhor bateria para câmeras digitais? Até que tamanho posso imprimir uma foto digital?
Para que serve o ajuste de ISO?
A Câmera Digital com certeza foi o produto que mais se popularizou nos últimos anos. Muitas famílias, que já registravam festas, viagens e aniversários há vários anos com uma boa e tradicional máquina fotográfica de filme, se viram obrigadas a adquirir uma câmera digital, já que revelar fotos de filme tem ficado cada vez mais caro e a economia de imprimir apenas as fotos boas convenceu definitivamente a todos os consumidores. Outro fator que vez com que as câmeras digitais se tornassem um item desejado foi a introdução do display que possibilta a Ver das fotos no mesmo instante em que elas são tiradas. Vale dizer que os primeiros modelos de câmera digital não contavam com este recurso. Confira aqui algumas boas dicas para ajudá-lo na hora de substituir a velha máquina de filme ou então para comprar uma nova digital.

Por que as câmeras SLR são melhores?



Na verdade, ser melhor ou pior depende muito da sua habilidade e necessidade. Câmeras SLR apresentam muitas vantagens em relação às câmeras Point and Shoot, mas também tem alguns pequenos inconvenientes, como, por exemplo, o seu tamanho. Pra começar, SLR é a sigla para Single Lens Reflex, que poderia ser traduzido como “reflexo de única lente”. Essa afirmação de que as SLRs são melhores do que as Point and Shoot começou no tempo em que as câmeras funcionavam com filme, principalmente porque com as câmeras SLR não havia erro de paralaxe. O erro de paralaxe acontecia porque nas câmeras antigas Point and Shoot a imagem que era vista por aquele pequeno visor no alto da câmera não era exatamente o que iria ser captado pela lente da câmera, justamente porque elas estavam em posições diferentes. Por isso era muito comum as pessoas terem suas cabeças ou pés cortados. Hoje, com o advento dos displays das câmeras digitais, já não acontece mais o erro de paralaxe, então a maior vantagem competitiva das câmeras SLR é justamente o fato de poder trocar suas lentes, contando assim com uma maior variedade de opções criativas. Nem mesmo os ajustes manuais poderiam ser uma razão para determinar as câmeras SLR como melhores, já que mesmo algumas Point and Shoot já dispõem de ajustes completos. Então o mais importante é pesar se a sua necessidade é um equipamento mais simples e compacto ou mais requintado e de difícil portabilidade.

Por que minha câmera tem alta resolução, mas a imagem fica ruim no display?



Pode acontecer de você comprar uma câmera de alta resolução, acima de 5 ou 6 megapixels, e se frustrar ao ver que a foto não está tão boa quanto você imaginava. Na verdade, é só uma impressão. No momento em que você passar a foto para o computador poderá ver que ela tem muito mais definição do que imaginava. Isso acontece porque apesar de ter um bom sensor CCD, às vezes para reduzir o custo do equipamento, alguns fabricantes utilizam displays com resolução menor. Em termos numéricos, imagine uma foto que tenha 1.300 pixels horizontais tendo que ser exibida em uma pequena tela que reproduz apenas 300 pixels. E isso que geralmente acontece. Por isso, não se preocupe. Faça o teste e veja se a sua foto impressa ou na tela do computador não ficou muito melhor do que vista na câmera.

Por que a câmera demora tanto entre uma foto e outra?



Muitas vezes ficamos frustrados ao perceber que perdemos uma boa foto porque a câmera não está pronta para captar outra imagem. Isso pode acontecer por dois motivos: um é o tempo de processamento e o outro é o tempo de gravação. A velocidade de processamento depende da tecnologia do processador, que seria o mesmo que pensarmos sobre como um computador funciona. A diferença é que cada fabricante desenvolve seu próprio processador, então ainda não é possível comparar diretamente questões como qualidade e velocidade. Já o tempo de gravação, depende única e exclusivamente do cartão de memória utilizado. Poucas pessoas sabem, mas os cartões de memória não são classificados apenas pela sua capacidade, mas também pela sua velocidade de gravação.
O que é melhor, zoom ótico ou digital?

A capacidade da câmera em buscar objetos distantes é avaliada pelo seu zoom ótico. Para entender isso melhor basta dizer que o zoom óptico é realizado pela movimentação da lente. Isso significa que a aproximação acontece antes que o CCD da câmera possa processar a imagem. Ao chegar ao seu nível máximo de aproximação da lente, o zoom digital é acionado, de forma que a imagem que possuía, por exemplo, 2.500 pixels horizontais, caso dobre seu tamanho através do zoom digital terá então apenas 1.250 pixels. Ou seja, cada vez que o zoom digital é acionado, pior vai ficando a resolução da imagem.
Qual a melhor bateria para câmeras digitais?

Essa é uma questão muito particular e que nem sempre consegue agradar a todos. Na minha opinião, a bateria mais conveniente é a pilha AA recarregável, mais conhecida como pilha pequena. Eu digo “conveniente” porque aqui a questão não é o seu tempo de duração ou de recarregamento do flash, mas sim da praticidade em poder se contar com uma fonte de energia que é encontrada facilmente em qualquer padaria, supermercado ou loja de conveniência. As baterias de íons de lítio também são muito boas, mas custam mais caro e, se você não tiver uma bateria sobressalente carregada, não terá nenhuma chance de encontrar uma nova no meio de uma viagem.
Até que tamanho posso imprimir uma foto digital?

Para cada resolução de imagem digital existe um tamanho máximo possível para impressão, que muitas pessoas chamam erroneamente de “revelação”, sem perda de definição. Mas é preciso prestar muita atenção porque uma câmera de 3.2 Megapixels, nem sempre consegue imagens em sua resolução máxima, assim como uma câmera de 5 MP, mesmo em seu ajuste mais preciso, às vezes pode conseguir imagens de no máximo 3MP. Por isso, na hora de “revelar” suas fotos, tente descobrir o tamanho real da imagem e não apenas a capacidade da sua máquina. 1.2 megapixels 10X15cm. 2.1 megapixels 20X25cm. 3.2 megapixels 24X30cm. 4.0 megapixels 30X40cm. 5.0 megapixels 40X50cm.
Para que serve o ajuste de ISO?

Antigamente o ajuste de ISO nas máquinas fotográficas com filme também era chamado de ajuste de ASA, e os dois seguiam numerações diferentes. O ISO era medido em graus e a ASA era indicada na mesma nomenclatura que conhecemos nos dias atuais. Então se adotou o nome ISSO, mas com a numeração de ASA. Basicamente, a palavra ISO vem do grego isos, que significa igualdade. Essa terminologia foi criada pela International Organization for Standardization, uma organização mundial que cria normas para que o mundo possa trabalhar com os mesmos padrões de qualidade. Assim, o ISO 5800:1987 determina qual é a sensibilidade à luz que cada filme deve ter. Por falar nisso, alguém já poderia ter pensado em ISO para os calçados também, não? Enfim, em poucas palavras, o ISO é o que determina quanta luz é necessária para se tirar uma foto. Quanto maior for o número do ISO, mais sensível e menos luz será necessária para captar uma imagem. Aí então vem a pergunta: então por que não usamos sempre o maior ISO? E a resposta é que para cada aumento da sensibilidade, um pouco da qualidade da imagem se perde, além de aumentar a quantidade de informações (tamanho do arquivo) de uma única imagem. Antigamente, essa perda de qualidade era conhecida como “granulação”, já que ficava fácil notar os grãos ou pontos que compunham a foto. Hoje em dia o problema que ocorre é o mesmo, mas ficou conhecido pelo nome de “ruído”. De maneira geral, a recomendação é usar o menor ISO possível se você estiver em um dia ensolarado. Isso vai gerar imagens com cores vibrantes, céus bem azuis e boa tonalidade de pele. Para dias nublados e ambientes internos com iluminação razoável, use ISO 400. Para eventos noturnos em que não é possível segurar a câmera imóvel por um longo período, use ISO 800, com ou sem flash.
Publicidade