Caderno / Bloco

Anúncio Grátis é no classificado gratuito do QueBarato!
Guia de compra de Caderno / Bloco  |Todos os guias de compra
Quais os principais tipos de cadernos existentes no mercado?  
Quais os principais tipos de blocos existentes no mercado?
Quais são os tipos de encadernação industrial?
Qual a importância do papel na hora da anotação?

Blocos e cadernos são utilizados amplamente para as mais diversas atividades que vão desde anotações escolares e rascunhos de desenhos às receitas de bolo, oferecendo uma variedade enorme de capas, matérias, preços, tamanhos e motivos para atender a todas as exigências do mercado. A produção de cadernos e blocos aumenta a cada ano no Brasil, provando que o papel, uma das formas mais antigas de se expressar criadas pela humanidade, está longe de ter um fim com as inovações tecnológicas. Muito pelo contrário. A escrita manual continua sendo essencial para a sociedade. Tais inovações tecnológicas apenas ajudaram, elevando a qualidade da produção gráfica, permitindo dessa forma uma maior sofisticação, qualidade e variedade de produtos. A atual linha de cadernos e blocos, com sua diversidade de tipos (brochura, universitário, desenho, caligrafia) e acabamentos (capa dura, capa maleável, grampeado, costurado, espiralizado), estão mostrando que seu uso se deve, não apenas pela necessidade, como também pelo desejo. Devido a capas cada vez mais atraentes e sedutoras.

Quais os principais tipos de cadernos existentes no mercado?

O setor de papelaria está em constante processo de inovação, com a criação de diversos tipos de cadernos dos mais variados materiais e formatos. Os tipos de cadernos mais usuais são:

Brochura: Possui um tamanho reduzido se comparado ao caderno universitário. É normalmente impresso em uma única folha que é divida ao meio, sendo grampeada. Universitário: É maior que o tipo brochura, sendo encontrado normalmente com capa dura e afixado por espirais. Existem modelos que variam de 60 a 500 páginas. De música: destinados a estudantes de música. Desenho e cartografia: Diagramado especialmente para estas atividades. Entre outros como: cadernos de receita, cadernos de anotações, e similares como fichários para colegiais e universitários, divisórias para fichários, etc.

Quais os principais tipos de blocos existentes no mercado?

Os principais blocos à venda no mercado são:

De fichário: são blocos vendidos em uma quantidade determinada, específicas para serem guardadas em fichários. Post-it: são blocos de anotações casuais que possuem um adesivo colante na parte traseira para fixação em uma superfície. Telefônico: bloco para apontamentos de recados telefônicos.

Quais são os tipos de encadernação industrial?

As indústrias gráficas vêm incorporando rapidamente várias tecnologias para a encadernação industrial graças ao barateamento do custo de produção. As principais técnicas empregadas são:

Espiral: Muito utilizada em cadernos e apostilas, devido ao fácil manuseio das folhas proporcionado pelo sistema de espirais. A técnica consiste em perfurar a folha na lateral, inserindo logo depois uma espiral de arame ou plástico pelo furo. Grampo: O caderno é grampeado no meio. É a forma mais barata e rápida de se encadernar, sendo normalmente empregadas também em revistas semanais. Wire-o: Similar ao espiral, seu diferencial está no material utilizado, o aço. É considerada uma evolução do modelo espiral, por ser mais resistente e moderno. Hot-melt: É utilizada cola quente no processo de encadernação. São baratas, mas não muito duráveis. Costura: A encadernação é feita através de costura. São mais resistentes que as hot-melt, sendo indicadas para encadernações com muitas páginas.

Qual a importância do papel na hora da anotação?

Atualmente é comum as pessoas preferirem fazer anotações em formatos digitais, por meio de computadores e notebooks. Entretanto, não deve esquecer-se das vantagens proporcionadas por uma simples anotação no papel, tais como:

  • Ter acesso imediato a anotações durante aulas, reuniões e telefonemas, sem precisar ligar nenhum aparelho ou estar conectado a uma fonte de energia.
  • Possibilidade de desenhar, fazer diagramas e rascunhar na mesma página onde você está escrevendo, sem precisar mudar de programa ou algo parecido.
  • A possibilidade de desenhar e escrever em qualquer posição da página.
  • Facilidade para estudar e ler sem cansar a vista como no computador.
  • É a maneira mais eficaz de compartilhar, folhear, distribuir recados, entre outras qualidades.
Wiki2Buy

Wiki2Buy
Se você tem conhecimento sobre como comprar os produtos desta categoria e tem vontade de escrever um Guia sobre isso, aproveite e conheça o site Wiki2Buy, o primeiro guia de compras colaborativo na internet.

No Wiki2Buy você pode ajudar milhares de pessoas a comprar melhor, escrevendo você mesmo um Guia de Compra desta categoria. Confira os Guias que já existem no Wiki2Buy clicando aqui.
Publicidade